domingo, 22 de janeiro de 2012

.ORG

Finalmente a Barra da Tijuca ganhou um restaurante vegetariano e orgânico. Com um clima bem aconchegante, o .ORG, localizado na Olegário Maciel nº 175, Loja G ganhou uma fiel cliente ontem. Segundo a proprietária, Tatiana Lund,  formada em gastronomia natural nos Estados Unidos e ainda com cara de menina, o restaurante existe há 7 meses e é um sucesso. O lugar é escondidinho, apenas com 28 lugares. A proposta era mesmo começar pequeno, como afirma Tati. As portas estão abertas de segunda a sábado, de 9hs às 20hs e vive lotado. Uma pequena lojinha no primeiro piso possibilita também a compra de alimentos orgânicos.

O cardápio, escrito a mão em papel reciclado traz receitas sofisticadas. Na frente um texto:

"Uma semente. Uma nova alternativa. Um ponto final e um recomeço. Alimentação consciente. Sustentabilidade. Equilíbrio. Harmonia com a natureza. Cheio de energia e colorido. Simplicidade. Integral. Fresco. Orgânico. Local. Sazonal. Não processado".

Como eu estava acompanhada, pude experimentar 2 pratos diferentes: a feijoada vegetariana com arroz multigrãos, couve e farofa de beterraba; e um bobó de shitake com arroz multigrãos e salada verde. De sobremesa pedimos o brownie de cacau com quinoa e calda de chocolate. Bebidas: laci de manga com gengibre e limonada suiça com mel orgânico. Tudo uma delícia!!

Novidades??

A Gabriela, uma das funcionárias do restaurante, está recolhendo o nome dos interessados em participar do primeiro curso de culinária natural que será ministrado pela Tati, provavelmente em março, no próprio restaurante.


terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Rede Ecológica

Desde 2001, por iniciativa de moradores da Urca, nasceu a Rede Ecológica, um movimento em prol do consumo consciente, constituído pelo desejo de comprar produtos orgânicos direto de pequenos produtores locais, incentivando a agricultura familiar, contribuindo com a saúde do planeta e eliminando assim os custos derivados do processo de distribuição industrial. 

Mais do que isso, a Rede Ecológica estimula seus associados a se envolverem em campanhas ambientais, adotarem atitudes ecológicas e a praticarem o voluntarismo, uma vez que todos os participantes são responsáveis pela estrutura organizacional da rede.

Qualquer um pode se associar mediante o pagamento de uma taxa mensal e começar a consumir produtos orgânicos a preços independentes do mercado (preço do produtor), recolhendo-os no núcleo mais perto da sua casa, aos sábados. As encomendas são feitas pela internet ou pelo telefone, depois do recebimento da planilha de produtos e o pagamento feito no núcleo de entrega. 

Não associados também podem realizar compras para experimentar, pagando porém, preços maiores, por um período de até 2 meses. Para mais informações e associação, acesse: http://redeecologicario.org/

Aproveito também para disponibilizar o link de um trabalho lindo de fotografia realizado por uma associada da rede e minha amiga Vanessa Moutinho, com uma família produtora de alimentos frescos do Brejal. Vale a pena conferir!

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Minha Pegada!!!


O nosso estilo de vida deixa marcas pelo planeta. Assim como as pegadas dos animais na natureza podem dizer sobre seu peso, tamanho e hábitos, os nossos rastros podem dizer muito sobre nós. Quando vamos à praia por exemplo, pelo rastro que deixamos pode-se definir se somos pesados, se andamos rápido demais, qual tipo e quantidade de produtos consumimos e se os depositamos em locais apropriados.

Para calcular se a nossa forma de viver está de acordo com a capacidade do planeta de absorver o impacto das nossas atividades sobre ele, foi criada a Pegada Ecológica, em inglês Ecological Footprint. O mais interessante é que a Pegada Ecológica corresponde ao tamanho da área produtiva necessária para gerar produtos, bens e serviços que sustentam cada estilo de vida. Ou seja, normalmente, as pessoas que moram em grandes cidades se aproveitam de muito mais áreas do que quem vive no campo, pois os produtos que consomem vem de diferentes partes do planeta.

Hoje calculei a minha pegada e descobri que se todos vivessem como eu seria necessário a capacidade de regeneração de 1 planeta por ano.


Veja o que preciso fazer ainda para melhorar meu estilo de vida. Meta para 2012!!
  • Nunca consumir leite e derivados;
  • Passar a consumir apenas alimentos produzidos no Brasil;
  • Comprar menos roupas, sapatos e bolsas por ano;
  • Tentar consertar os eletrodomésticos quando quebram em vez de comprar novos;
  • Renovar menos meus aparelhos eletrônicos (câmeras fotográficas, celular, peças de computador);
  • Preferir as assinaturas de jornal e revistas eletrônicas em vez das impressas;
  • Me mudar para um apartamento menor ou dividir o AP com mais gente;
  • Substituir as lâmpadas de croica por outras mais econômicas;
  • Instalar painéis solares;
  • Tirar os aparelhos da tomada em vez de deixá-los no stand by;
  • Utilizar mais a bicliceta, transporte público ou andar a pé para me locomover;
Assim, minha pegada seria reduzida de 1.7 hectares para 1.5 hectares.


Para calcular a sua pegada você pode acessar o site do WWF. A calculadora deles, no momento, está em reformulação, mas eles estão encaminhando as pessoas para o site do Google Footprint Network, onde você pode fazer o teste em português.

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

2012 - O ano da mudança

Todo mundo já ouviu falar da frase de Gandhi: "Seja  mudança que você deseja no mundo", certo? Tem outra também, muito famosa: "Gentileza gera gentileza". Claro, como é possível você almejar paz para o mundo se dentro de você mesmo e ao seu redor você não emana paz? Como é possível você almejar saúde para o mundo se você mesmo não tem atitudes saudáveis? Isso é uma incoerência!

Estudos científicos provam a cada dia que a meditação é o caminho para encontrarmos a paz com que tanto sonhamos. Eu acredito nisso! 2012 está aí, a mudança só depende de nós e deve começar por nós. É simples. Mas cada um precisa fazer a sua parte e não ficar olhando pro lado e só começar depois que o vizinho tiver dado o start. Lembre-se a sua energia contamina a energia do mundo. Então seja paz, seja amor, seja liberdade.

Feliz ano novo!