quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Minha Pegada!!!


O nosso estilo de vida deixa marcas pelo planeta. Assim como as pegadas dos animais na natureza podem dizer sobre seu peso, tamanho e hábitos, os nossos rastros podem dizer muito sobre nós. Quando vamos à praia por exemplo, pelo rastro que deixamos pode-se definir se somos pesados, se andamos rápido demais, qual tipo e quantidade de produtos consumimos e se os depositamos em locais apropriados.

Para calcular se a nossa forma de viver está de acordo com a capacidade do planeta de absorver o impacto das nossas atividades sobre ele, foi criada a Pegada Ecológica, em inglês Ecological Footprint. O mais interessante é que a Pegada Ecológica corresponde ao tamanho da área produtiva necessária para gerar produtos, bens e serviços que sustentam cada estilo de vida. Ou seja, normalmente, as pessoas que moram em grandes cidades se aproveitam de muito mais áreas do que quem vive no campo, pois os produtos que consomem vem de diferentes partes do planeta.

Hoje calculei a minha pegada e descobri que se todos vivessem como eu seria necessário a capacidade de regeneração de 1 planeta por ano.


Veja o que preciso fazer ainda para melhorar meu estilo de vida. Meta para 2012!!
  • Nunca consumir leite e derivados;
  • Passar a consumir apenas alimentos produzidos no Brasil;
  • Comprar menos roupas, sapatos e bolsas por ano;
  • Tentar consertar os eletrodomésticos quando quebram em vez de comprar novos;
  • Renovar menos meus aparelhos eletrônicos (câmeras fotográficas, celular, peças de computador);
  • Preferir as assinaturas de jornal e revistas eletrônicas em vez das impressas;
  • Me mudar para um apartamento menor ou dividir o AP com mais gente;
  • Substituir as lâmpadas de croica por outras mais econômicas;
  • Instalar painéis solares;
  • Tirar os aparelhos da tomada em vez de deixá-los no stand by;
  • Utilizar mais a bicliceta, transporte público ou andar a pé para me locomover;
Assim, minha pegada seria reduzida de 1.7 hectares para 1.5 hectares.


Para calcular a sua pegada você pode acessar o site do WWF. A calculadora deles, no momento, está em reformulação, mas eles estão encaminhando as pessoas para o site do Google Footprint Network, onde você pode fazer o teste em português.

Nenhum comentário: