quarta-feira, 8 de agosto de 2007

Amizade entre sexos opostos

A amizade entre homens e mulheres sempre foi controversa. Existem as mais diferentes opiniões a respeito da possibilidade de sua existência. Alguns acreditam que a amizade entre sexos opostos não passa de uma estratégia com segundas intenções. Outros consideram a amizade desde que não haja interesse físico ou sexual. Ainda há aqueles que não conseguem ter amizade com pessoas de outro sexo, pois sempre acabam se apaixonando.

Depois dessas várias vertentes, ainda entramos na discussão sobre a relação entre a amizade e o desejo. É possível haver amizade quando se deseja a outra pessoa sexualmente? Amigos podem ser amantes eventuais e continuarem sendo apenas amigos?

Os Araweté, tribo da beira do Rio Xingu, quando se casam, procuram fazer amizade com outros casais e é comum a troca de pares. Essa troca é sempre baseada na mutualidade e na concordância e não num sistema de sexo grupal. Para essa tribo, a amizade entre homens e mulheres consiste na possibilidade do sexo sem o fardo da convivência doméstica.

Casais amigos estão sempre exercendo atividades em conjunto. Os homens saem para caçar e as vezes demoram dias na mata. Então as mulheres vão dormir uma na cabana da outra. Quando a comida chega todos ceiam juntos. O homem pode levar a esposa do amigo para catar sementes na floresta. Esta relação, entre a esposa de um com o marido da outra, também recebe o nome de amizade. O sexo é permitido. É a forma de estreitamento da amizade entre homens e mulheres. O ciúmes entre amigos não existe, pelo contrário, existe a concordância da troca baseada na mutualidade. Nesta tribo, ter amigos é sinal de maturidade, generosidade e prestígio.

Na sociedade que chamamos de civilizada, as relações não são tão generosas a esse ponto. Apesar de que, a idéia da fidelidade, tem sofrido severas mudanças ao longo das gerações. Mas em geral ainda mantemos o padrão da exclusividade sexual depois de casados.

Para os solteiros, as convenções sociais são mais brandas, ainda mais na nossa geração do sexo sem compromisso. Portanto, é comum que amigos tenham relação sexual sim, sem que deixem de ser caracterizados como amigos. No entanto, todos sabemos o quanto é difícil separar sentimentos. Por isso, a melhor forma de amizade ainda é aquela em que ambos sejam bem resolvidos sexualmente, conseguindo ver o amigo do sexo oposto com fraternidade. Os desejos sempre podem existir, principalmente nos homens, que possuem o instinto sexual mais evidente, mas a amizade quando consolidada, geralmente consegue dar um freio nisso.

Seja como for, o fato é que: amizade entre homem e mulher é sinônimo de maturidade.

2 comentários:

Inclassificável disse...

Amizade: amor, afeição, boas relações, laços cordiais, dedicação, boas risadas, críticas duras, decepção...
A amizade é nobre porque ela transcende, por amigos a gente perdôa, a gente releva, o sentimento pelos nossos amigos são mais serenos, há mais compreensão. O que diferencia um amigo de um par é a paixão. É ela que é fogo, que arde, queima. Que descontrola?
Então é nela que está o problema, de manter uma amizade depois de ter vivido plenamente uma paixão. É para poucos.

Jeovanna Maria disse...

Eh para poucos.

Eu tive poucos. O resto eu acabei pegando mesmo!